faculdade de direito da universidade de lisboa

identity
client
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

year

2012

credits

Emídio Cardeira
Miguel Palmeiro
The School of Law of the University of Lisbon (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, FDUL) is an institution for creation, transmittal and dissemination of Culture and Science in law disciplines and in all other interrelated courses.

To design the new FDUL’s logo, two mandatory elements (considering their close relationship with Justice and law symbology) were used: the Sword and the Scale.

In addition to this two essential symbols, and to complete the set, a Book and a Raven were added. FDUL has as interest focus the legal disciplines in a teaching perspective, therefore the Book, symbol of knowledge, substantiates this task of FDUL. The Raven, one of Lisbon’s coat of arms elements, sets the relationship with the city where the school is based.

But in became noticeable that in the graphic intersections and unions of these 4 symbols they begin to lose their distinctness, consequentially and assuming that Law should be clearly and unequivocally perceived and implemented, we performed a deconstruction exercise that resulted in a casual logo in which icons are separately represented, enhancing their meanings and impartiality, but without losing the sense of ensemble.

Together, the Scale and the Sword represent the Law school, the Book and the Raven stand for the University of Lisbon.

The logo is black and white as justice itself must be — simple, clear, independent and unequivocal.

Legal equality.

Proposal for open public tender / Pre-selected to the second phase.
A Faculdade de Direito é uma instituição de criação, transmissão e difusão da cultura e da ciência no domínio das disciplinas jurídicas em todas as suas vertentes e das demais disciplinas com elas conexas.

Para a concepção do novo logo da FDUL foram seleccionados 2 elementos obrigatórios — espada e balança — pela sua estreita relação com a simbologia de Justiça e Direito, área de relação óbvia com a FDUL.

Para além dos símbolos obrigatórios para a criação do novo logotipo foram adicionados, o Livro, símbolo de conhecimento e sabedoria e o Corvo um dos elementos presentes no brasão da cidade anfitriã Lisboa.
O foco de interesse da FDUL são as disciplinas jurídicas mas no sentido de as transmitir e ensinar, assim, o Livro justifica a tarefa da FDUL, “uma instituição de criação, transmissão e difusão da cultura e da ciência, no domínio das disciplinas jurídicas (…)”.
 O Corvo, por sua vez, estabelece a relação de um ponto de vista simbólico da faculdade com a cidade onde se instala — Lisboa.

Segundo esta lógica foram utilizados os 4 símbolos: balança e justiça representando a área de acção da faculdade, o livro, a transmissão de conhecimento e o papel de uma Universidade e o corvo símbolo de Lisboa. Para o desenho do logotipo foram tidos estes símbolos em consideração, no entanto na sua execução foi perceptível que nos seus cruzamentos e uniões, os símbolos começam a perder a sua distinção e percepção, uma teia confusa, complexa, contrária ao que deve ser o princípio da justiça. Tendo este pensamento em mente, que o direito deve ser visto de uma forma clarividente, efectuamos um exercício contrário, um logo descontraído, em que cada ícone tem a sua simbologia associada sem se perder no conjunto.


Foi utilizado, para a construção gráfica do novo logotipo, o conceito base o ideal de que a Justiça e o Direito devem ser imparciais, isentas.

A nova identidade resulta como a visão de justiça e direito deve ser tomada simples, clara, imparcial e inequívoca.

A igualdade no direito.

Proposta a concurso público / Trabalho pré-selecionado para a segunda fase.
share this project
view other projects