amorim cork composites

identity, print, web design
client
Amorim Cork Composites

year

2012

credits

Emídio Cardeira
Miguel Palmeiro
Communication Plan proposal for Amorim Cork Composites 2012/13.
“Reworking the ACC's Communication will fundamentally address the definition of communication strategies of two working areas:
· Institutional — addressing mainly the definition of the company’s corporate identity (without changing its main brand) and the development of its communication tools;
· Business areas — defining their individual and specific identities under the tutelage of the major identity of ACC and creating the resources and rules for its deployment in the different media.”

Taking the institutional identity of Amorim Group as starting point, namely its implicit representation of a cork oak tree, we have created a new identity system capable of representing the different ACC’s business areas.

Performing as an "avatar" this contemporaneous "cork oak" will take on a different appearance for each represented business area.

Additional endeavours in order to systemise the ACC's communication, for instance the implementation of a colour code to differentiate the business areas of the company, will promote a new communication system.

Proving to be transversal to all ACC’s communication, both Web and Mobile Communication are essential components to achieve this plan. As such, this effort should conversely inform the web + mobile communication which should remain positioned across the entire enterprise.

This recent effort to systematise the ACC communication is embodied in its new showroom, as the first step towards a coordinated identity in which both institutional and business areas are incorporated. Envision of future management of the communication tools, we think this procedure should be considered and it should even serve as the genetic code to all ACC’s identity.
Proposta para Plano de Comunicação para a Amorim Cork Composites 2012/13.
“A Reformulação da Comunicação ACC intervirá, fundamentalmente, na definição de estratégias de comunicação para duas áreas de trabalho:
· A Área institucional — intervindo, fundamentalmente na definição da identidade corporativa da empresa (sem alterar a sua marca) e definição das suas ferramentas de comunicação;

· As Áreas de Negócio — definindo as suas identidades individuais e específicas sob a tutela da identidade maior da ACC e criando os meios e regras para o seu desdobramento para os mais diversos meios.”

Assumindo como ponto de partida a identidade institucional do Grupo Amorim, nomeadamente, a sua implícita, representação do sobreiro, criámos um novo sistema identitário capaz de representar as distintas áreas de negócio ACC.


Funcionando como um “avatar”, este “sobreiro” contemporâneo assumirá distintos rostos por cada área de negócio representada.

Esforços complementares para a sistematização da comunicação ACC, como, por exemplo, a implementação de um código cromático para diferenciação das áreas de negócio da empresa, promoverão um novo sistema de comunicação, identificando as distintas áreas de negócio da ACC. 

Peça fundamental da concretização deste plano, a Comunicação Web e Mobile, revela-se transversal a toda a comunicação ACC. Sob a tutela das normas de identidade visual definidas no esforço de comunicação da ACC serão desenvolvidos esforços de declinação e Implementação desta identidades nos produtos de comunicação das áreas de negócio da ACC. Este esforço, deverá, em sentido inverso, informar a comunicação web+mobile, que deverá manter-se posicionada transversalmente a toda a empresa.

O recente esforço de sistematização da comunicação da ACC, corporizado no seu novo Showroom, revela-se como o primeiro passo para a construção de uma identidade coordenada, que consiga integrar as faces institucionais e as áreas de negócios. Do ponto de vista da gestão dos futuros instrumentos comunicacionais pensamos que este esforço deverá ser considerado devendo mesmo servir de código genético de toda a identidade ACC.

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